Produtos Loja Suporte Sobre |

Data Abstract para Delphi

Por quase duas décadas, o Data Abstract é a estrutura líder para acesso a banco de dados seguro e escalonável multicamadas para desenvolvedores Delphi.

A equipe por trás do Data Abstract cresceu no Turbo Pascal, entrou no Delphi no primeiro dia, no Dia dos Namorados de 1994, e literalmente escreveu o livro sobre Midas e DataSnap naquela época, antes de colocar nossa experiência em uso para criar uma melhor maneira, moderna e mais segura de fazer multicamadas.

Desde seu lançamento em 2003, o Data Abstract está sendo utilizado por milhares de desenvolvedores Delphi e C++ Builder todos os dias em todo o mundo, desde lojas com um único desenvolvedor até empresas Fortune 500.

Menos desordem, com esquemas

Você não está cansado de módulos de dados com dezenas ou centenas de componentes TDataSet que são específicos para um determinado banco de dados, muitas vezes contendo instruções SQL embutidas que são difíceis de manter e testar?

O Data Abstract acaba com isso com um conceito poderoso: O Schema.

Schema Modeler

No Delphi, o Schema reside em um único componente, mas contém todas as informações sobre as tabelas de dados e comandos que seu servidor expõe e é apoiado por um editor poderoso, o Schema Modeler, que permite criar e manter visualmente e teste seu acesso aos dados.

Schema Modeler

O Schema Modeler mostra uma visualização ao vivo do(s) seu(s) banco(s) de dados e – mostrado acima – as tabelas que você escolheu para expor seu servidor. Você pode adicionar e atualizar tabelas em seu esquema facilmente arrastando e soltando.

Você decide quais tabelas e quais campos ficarão visíveis para os aplicativos, se eles podem ser modificados e assim por diante. Você pode até mesmo alterar os nomes como eles aparecerão nos aplicativos clientes, para realmente abstrair (ver o que fizemos lá?) A estrutura real do banco de dados & ndash; mais sobre isso, abaixo.

Use qualquer DAC Suite de sua preferência

Nos bastidores, o Data Abstract pode trabalhar com praticamente qualquer conjunto de componentes DAC disponível para Delphi, desde os componentes integrados ADO, DBX ou IBX até componentes sofisticados e especializados de terceiros, como FireDAC (que na verdade se originou em RemObjects), SDAC, ODAC ou semelhante.

Mas seus esquemas são 100% agnósticos de DAC (e podem até ser 100% agnósticos de banco de dados, na maioria dos casos), tornando realmente fácil alternar ou testar o desempenho de várias opções de DAC com um único clique, ou até mesmo alternar os tipos de banco de dados completamente – sem ter que substituir dezenas de componentes manualmente.

Veja em ação

Veja como é fácil criar seu primeiro Data Abstract Server, praticamente sem código e sem confusão de componentes, em nosso vídeo de introdução de 8 minutos:

Ver em RemObjects TV

DA SQL

SQL é a linguagem padrão de fato para consultas de dados, e da DA SQL a traz para a camada de cliente, sem comprometer a segurança e a integridade dos dados.

DA SQL permite que você (totalmente opcional, é claro), escrever instruções SQL no lado do cliente, para expressar consultas de dados simples e complexas. Ao contrário de outros sistemas, este SQL não será passado diretamente para o banco de dados back-end, mas será processado e executado no esquema na camada intermediária – preservando toda a segurança e integridade dos dados que você possui, e nunca permitindo que solicitações invasoras de um cliente o contornem para acessar dados ou fazer alterações que eles não têm permissão para fazer.

É claro que o DA SQL pode ser usado internamente, mas você também pode (com segurança), expô-lo ao usuário final, permitindo que ele crie suas próprias consultas dinâmicas em tempo real.

Trabalhe online e offline

Com o modo avançado de Briefcase do Data Abstract, seus aplicativos cliente permanecem funcionais, estejam eles conectados à rede ou não. As chances feitas localmente podem ser persistentes – mesmo durante as reinicializações do aplicativo – e ser aplicado posteriormente, quando o servidor ficar acessível novamente. E todo esse processo pode ser transparente para o usuário final, se assim o desejar.

E o suporte de reconciliação sofisticado torna mais fácil lidar com os raros casos em que dois usuários podem ter tentado aplicar atualizações conflitantes – incluindo uma caixa de diálogo de Reconciliação pronta que seu aplicativo pode usar no estado em que se encontra ou integrado.

Schema Modeler

Abstraindo a estrutura do banco de dados

Um dos poderosos benefícios do modelo Data Abstracts Schema é que ele permite que você abstraia totalmente a aparência do seu banco de dados real do que os aplicativos cliente verão e interagirão. Isso pode ser útil em muitos cenários:

  • Talvez você tenha um banco de dados legado com nomes feios, como o formato ALL_CAPS_WITH_UNDERSCORES muito comum que muitos bancos de dados antigos usam. Você pode escolher nomes mais bonitos em seu Schema, e seus desenvolvedores de cliente nunca terão que ver os nomes feios.

  • Talvez você tenha um banco de dados antigo e um novo que usam convenções de nomenclatura muito diferentes, mas deseja criar um conjunto de aplicativos cliente que possa se comunicar com qualquer um deles.

  • Talvez você queira fazer alterações nos nomes no banco de dados posteriormente, mas não interromper os clientes existentes. Você pode manter o nome antigo no esquema mapeado para os campos ou tabelas renomeados no back-end.

  • Talvez você tenha vários bancos de dados muito diferentes (mas conceitualmente semelhantes), possivelmente fornecidos por clientes diferentes e talvez até usando diferentes tipos de banco de dados. Com o Data Abstract, você pode escrever um aplicativo, que vê uma estrutura de banco de dados, que pode se comunicar com qualquer um deles.

... e muitos outros cenários.

Compatível com outras plataformas

O Data Abstract para Delphi (e C++Builder), suporta a criação de servidores que rodam em Windows, Linux e macOS, bem como, é claro, VCL, FireMonkey e aplicativos cliente não visuais para Windows, Linux, Mac, iPhone e Android.

Além do mais, as bibliotecas de cliente Data Abstract nativas estão disponíveis para todas as principais plataformas de desenvolvimento não Delphi: .NET e .NET Core, Java / Android, plataformas da Apple usando Xcode com Objective-C e Swift ou Elements, bem como para JavaScript e WebAssembly .

O Data Abstract também foi projetado desde o início para ser compatível com clientes não DA, e os dados de um servidor Data Abstract podem ser acessados usando padrões abertos (às vezes menos eficientes e capazes), como OData e REST (JSON), se necessário.

Relativity Server

O Data Abstract para Delphi vem com a capacidade de construir seu próprio servidor de camada intermediária do zero e adicionar todas as funcionalidades personalizadas de que você precisa. Mas, em muitos casos, o DA e o Schema fornecem tudo pronto para uso e não há necessidade de nenhum código Delphi personalizado no servidor.

Para esses casos, existe o Relativity Server.

O Relativity Server é um aplicativo de servidor pré-construído que pode ser implantado sem royalties para hospedar qualquer número de servidores independentes de camada intermediária do Data Abstract, cada um com qualquer número de esquemas. Ele fornece * todas * as funcionalidades de um servidor personalizado, sem a necessidade de construir e manter seu próprio projeto de servidor.

Você pode pensar no Relativity Server sendo para sua camada intermediária o que SQL Server, Oracle ou qualquer outro sistema de banco de dados é para seu banco de dados: você apenas fornece os dados reais, não está construindo seu próprio mecanismo de banco de dados.

E, claro, como o Relativity Server é baseado no DA, você sempre pode migrar dele para um servidor personalizado posteriormente, se precisar adicionar funcionalidade personalizada. Ou migre um servidor personalizado para o Relativity, se não o fizer.

Experimente o Data Abstract agora

Experimente o Data Abstract for Delphi por 30 dias – grátis e sem qualquer compromisso.

Você pode baixar o instalador de teste deste site, abaixo (Delphi 7 e posterior, bem como C++Builder XE7 e posterior) ou obtê-lo diretamente em seu RAD Studio IDE pesquisando por "Data Abstract" em GetIt.

 

Adquira sua cópia agora

Junte-se a milhares de desenvolvedores Delphi levando seus acesso a dados para o próximo nível com o Data Abstract para Delphi. Licenças de site, descontos por volume e pacotes incluindo todas as plataformas de Data Abstract também estão disponíveis.

Licenças de site, descontos por volume e pacotes incluindo todas as plataformas de Data Abstract também estão disponíveis.

Para se manter atualizado, siga @RemObjects no Twitter.

E discuta o produto ou obtenha suporte, em nosso fórum de resumo de dados no RemObjects Talk.

Isso inclui suporte técnico completo durante o período de avaliação também, é claro!

Tem alguma dúvida?
Sair

Como podemos ajudar?

Seu nome:
Seu endereço de email:
 
Sua questão:
Sair

Obrigado!

Sua mensagem foi enviada e alguém entrará em contato com você em breve, geralmente em um dia útil.

Para questões técnicas ou de suporte, consulte também nosso RemObjects Talk fórum de suporte, bem como outros Opções de Suporte.